IBNVA - Igreja Batista Nacional Vista Alegre - Av. das Mangueiras N° 2283 Vista Alegre - Cacoal/RO

Desafiando os Gigantes Da vida

Texto: I Samuel 17: 50

"50 Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão."


Introdução: O texto que lemos retrata o momento que Davi Prevalece contra o gigante Golias. Algo improvável se analisarmos com a ótica humana. Improvável por três aspectos básicos:

1º Davi era um menino com 16 anos e media aproximadamente 1,60m, já Golias era homem formado e media cerca de 2,90m.

2º Davi era um simples pastor de ovelhas e não tinha nenhuma experiência de guerra, já Golias era um guerreiro experiente homem forjado na batalha desde a sua juventude.

3º Davi tinha em mãos: um cajado, uma funda (Que é uma espécie de arma, feita de uma peça presa a duas tiras de couro era utilizada para lançar pedras com mais força) e cinco pedras. Já Golias estava trajado com uma imponente armadura, seu capacete e suas ombreiras eram feitas de bronze, empunhava uma lança e a sua frente ia um jovem só para carregar o seu escudo.

        Pensando bem, quem acreditaria em uma vitoria de Davi? Possivelmente só ele mesmo. Mas Deus concedeu vitória a Davi.
        Constantemente enfrentamos desafios em nossas vidas, alguns pequenos outros grandes e alguns que parecem ser gigantescos e impossíveis de serem vencidos. Mas como vimos no versículo 50 de I Sam 17, aquilo que humanamente é impossível para Deus é possível.
        Por isso hoje eu quero refletir juntamente com vocês sobre algumas lições que podemos tirar do texto de I Sam 17 e trazer para nossas vidas.

▬ 1ª Para vencer um grande desafio é preciso ter coragem para enfrentá-lo.
        Por que foi Davi quem derrotou o Gigante e não um de seus irmãos ou outro soldado do exército de Israel? Simples, por que ele foi o único que teve coragem de enfrentar o Gigante, vejamos o que diz o versículo 24: “Porém todos os homens de Israel vendo aquele homem fugiam diante dele, e temiam grandemente” ficaram com medo e fugiram, não tiveram coragem de enfrentar o problema. Vejamos agora o que diz o versículo 32: “Disse, pois Davi a Saul: Não entristeçam os seus corações por causa deste filisteu, pois eu irei lutar contra ele
        Davi demonstrou a coragem que nenhum outro soldado de Israel demonstrou coragem de enfrentar o problema de frente, e olha que o problema era dos grandes literalmente.
        Se quisermos vencer os desafios que surgem em nossas vidas é necessário ter coragem para enfrentá-los.


▬ 2ª Esta coragem deve estar fundamentada na certeza de que Deus está no controle de nossa vida.
        Davi confiava não em si mesmo para obter vitória, mas na certeza de que Deus estava com ele e lhe daria a vitória. Versículo 45: “Davi disse ao Filisteu: Tu vens a mim com espada e com lança, eu vou a ti em nome do senhor dos exércitos.” Ele tinha a convicção de que por suas próprias forças seria impossível vencer aquele desafio, mas que Deus estava na direção de sua vida e isso faria a diferença a seu favor.
        Se Deus estiver no controle de nossas vidas podemos e devemos ter coragem para enfrentarmos os desafios que surgem, pois a presença do senhor faz a diferença a nosso favor. (Ex: Filho quando está com o pai fica corajoso). Podemos ousar enfrentar qualquer desafio se de fato Deus estiver no direcionamento de nossas vidas.

▬ 3ª Nossa fé deve estar firmada na imutabilidade de Deus.
        O nosso Deus é imutável, ou seja, não muda, e Davi tinha essa convicção vejamos o versículo 37Disse Davi a Saul: Deus me livrou das garras de leões e de ursos, ele me livrará das mãos deste filisteu”. É está convicção que devemos ter, que o mesmo Deus de Abraão, Isaac, Jacó, o Deus de Davi, é o nosso Deus, ele não mudou, ele não muda jamais, podemos confiar.

▬ 4ª Para vencer um grande desafio é preciso utilizar armas adequadas.
        Vejamos o que diz os versículos 38 e 39: “Saul então vestiu Davi com suas roupas e pôs nele sua armadura e seu capacete de bronze, Davi então cingiu a espada sobre suas vestes, porém nunca havia experimentado aquilo antes e disse: não posso andar com isto, pois, nunca experimentei, então tirou tudo àquilo de si”. Façamos então uma analogia: Saul foi um rei que desagradou a Deus, conseqüentemente suas armas não serviriam para aquele que enfrentaria o gigante em nome do senhor dos exércitos. O mundo desagrada profundamente a Deus contrariando a sua vontade que é expressa a nós através de sua palavra, conseqüentemente as armas que o mundo utiliza não servirão para aqueles que representam o nome do senhor Deus. Para vencer os desafios que surgem em nossas vidas não podemos fazer uso de armas que desagradam a Deus, armas que quase sempre nos são oferecidas quando passamos por momentos difíceis. Essas armas podem até trazer uma vitória passageira, mas, na seqüência trás um problema maior ainda. Para vencermos um problema financeiro ou qualquer outro desafio não precisamos mentir, trair, matar, roubar, ser desonesto. É preciso confiar em Deus, enfrentar o problema com coragem, acreditar que Ele está no controle de nossas vidas, confiando em sua imutabilidade, e lutar com as armas que Deus tem colocado em nossas mãos.

Conclusão:
        Em nossas vidas temos: dificuldades, anseios, sonhos, enfim, desafios que muitas vezes para nós são como gigantes, mas que para Deus são como formiguinhas que são facilmente esmagadas com a pontinha de um dedo, outros parecem montanhas intransponíveis, mas para Deus são como uma poeirinha que se junta em cima de um móvel, e que é vencido com um simples assoprar. Meus irmãos! A presença de Deus em nossas vidas nos torna mais que vencedores, basta confiar em Deus, enfrentar os desafios com coragem, com as armas corretas, pois o mesmo Deus que deu a vitória a Davi, a dará a nós, pois ele não mudou é o mesmo Deus, o Deus todo poderoso, o Deus do Impossível.

Mensagem ministrada pelo irmão Rubens
IBNVA - Domingo - 19/10/2009


0 comentários:

Versículo do dia