IBNVA - Igreja Batista Nacional Vista Alegre - Av. das Mangueiras N° 2283 Vista Alegre - Cacoal/RO

De volta ao primeiro amor

Texto Áureo: Ap 2:4-5

"4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e prática as primeiras obras."

A iigreja em Éfeso



Éfeso era a cidade mais importante da província romana de Ásia. Foi situada perto do mar Egeu. Duas estradas importantes cruzaram em Éfeso, uma seguindo a costa e a outra continuando para o interior, passando por Laodicéia. Assim, Éfeso teve uma localização importantíssima de contato entre os dois lados do império romano (a Europa e a Ásia). Historiadores geralmente calculam a população da cidade no primeiro século entre 250.000 e 500.000, berço da filosofia e com um dos maiores teatros do mundo. Éfeso era conhecida, também, como o foco de adoração da deusa da fertilidade, Ártemis ou Diana.

Sabemos muitas orientações de Deus para igreja de Éfeso: e do seu cuidado e amor.
Paulo elogia a fé dos irmão. EF 1:5 Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos,
(EF 3:19) "E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus."
(EF 4:16) "o qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor."

Paulo em Éfeso empunhou a mão para que homens fossem batizados no Espírito Santo (Atos 19:6).
Foram alimentados na sã doutrina Bíblica no Kerigma pregada pelo apóstolo Paulo na terceira viagem, onde pregou por três anos (Atos 19:1-41; 20:31).
Teve os seu lideres Ensinados no proceder do evangelho também pelo Apóstolo Paulo (Atos 20:17-38). Onde disse aquela celebre frase no versículo 24 “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” E também no versículo 28 “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.”. E tudo isso ele falou por causa dos lobos, falsos profetas.

Durante os anos na prisão, Paulo escreveu a epístola aos efésios. Também deixou Timóteo em Éfeso para edificar os irmãos (1 Timóteo 1:3). ‘“Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina”
Na carta aos Efésios o Apóstolo Paulo orienta acera dos dardos inflamado do diabo e da nossa batalha não é contra carne e sangue mas contra principados e potestades dando até ensinamentos como vesti para a batalha Ef 6:11: Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.; o Capacete da Salvação, o sapato da preparação do evangelho, couraça da justiça, o escudo da fé e a espada da verdade.

Freud “Na ânsia de ser bom, o ser humano deixa de ser melhor”

Destas diversas referências aos efésios, podemos observar uma única coisas importantes sobre essa igreja:
Tudo que a igreja devia observar era o amor, sem esquecer-se das demais.
Porém...
João no livro da revelação descreve que o povo da Igreja de Efeso teria abandonado a pratica do primeiro amor que tanto o Paulo instruiu, eles viviam apenas na pratica religiosa, porém as sutilezas do amor foram esquecidas.
O problema dos efésios não foi uma questão de doutrina correta, mas de amor. Abandonaram o seu primeiro amor. Esqueceram dos grandes mandamentos que formam a base para todos os ensinamentos de Deus.
Paulo instruiu os efésios sobre a importância do amor como alicerce da vida do cristão. (EF 3:17) "Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor", Não devemos distorcer esta advertência para criar um conflito entre o amor e a verdade. Podemos defender a verdade, como os efésios fizeram e, ao mesmo tempo, praticar o amor.
O que aconteceu com os Efésios foi o esfriamento do amor.

Diz o Cristo em MT 24:12 por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO ESFRIAMENTO DO AMOR CRISTÃO, NOS DIAS DE HOJE ?

• A pratica do “evangelho” sem amor ?

Pois não adianta ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Tudo sofre, tudo crer e tudo Suporta.

• A falta da satisfação com as coisas Espirituais.

1- Davi menciona em (Sl 51:12;13) “Senhor torna-me dá a alegria da tua salvação” e “Sustenta-me com um espírito voluntario” “ para que eu possa anunciar os teus caminhos”, O pecado gerou na vida de Davi um esfriamento do amor.
2- Há pessoas que não sentem prazer em ouvir uma canção que adore o senhor Jesus.
3- Há pessoas que não são tocadas pelas mensagens.
4- Há lagrimas que não são derramadas na presença de Deus há muito tempo.
5- Há prazeres no mundo que antes era repudio hoje uma realidade.

• A falta da Constância.

a- Há alguns que retrocedem. Nossa vida em Cristo deve crescer e progredir. (Os 6:3)
b- O ardor pela oração: Entender que a oração ainda é, e sempre será eficaz. Não oramos mais como os meninos na fé, mas quem disse que agora na fase adulta devemos parar. (1 Co 13:11) Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
c- Reverencia pelos ensinamentos de Deus através da Bíblia.
d- A força que havia para anunciar o evangelho. Assim com Davi Sustem com espírito voluntário para anunciar as tuas grandezas.

• O Amor nunca Acaba. Esfria

(MT 24:12) "por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará."
Quantas Igrejas que foram esfriadas pela pratica do pecado

(Sl 51: 10) "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto."

(EF 5:2) "E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave."

COMO AQUECER O AMOR EM CRISTO EM MINHA VIDA. QUE UMA VEZ FOI FORTE?

1. Lembra-te, pois, de onde caíste: (Caí, retroceder no amor)

Não foram a vida difícil que levou o filho pródigo ao arrependimento; foi a lembrança da casa do pai. Para os efésios se arrependerem, teriam que se lembrar da comunhão com Deus que deixaram para trás. Para permanecer fieis, a presença dele, precisa ser a coisa mais preciosa na nossa vida. Uma vez que caímos na pratica do amor com as coisas de Deus, é necessário desenvolver novamente o amor para com ele.

2. Arrepende-te:

O arrependimento é a mudança de atitude. Quando decidimos deixar o pecado e fazer a vontade de Deus, nós nos arrependemos. O pecador precisa se arrepender antes de ser batizado para perdão dos pecados (Atos 2:38). O cristão que tropeça precisa se arrepender e pedir perdão pelos seus pecados (Atos 8:22). Aqui, uma igreja cujo amor esfriou-se precisa se arrepender.

3. Volta à prática das primeiras obras:

A mudança de atitude (o arrependimento) produzirá frutos (Mateus 3:8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento). Pelas obras, a pessoa arrependida mostrará a sinceridade da sua decisão. A igreja em Éfeso precisava voltar à prática do primeiro amor.
(EF 2:4;5;6) "Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;"

Se ele nos amou quando estávamos mortos, não deixou de nos amar porque o amor esfriou. Ainda há tempo para voltar ao primeiro amor.

Mensagem ministrada pelo Pr. Alex Hossen
IBNVA - Domingo - 20/09/09


0 comentários:

Versículo do dia