IBNVA - Igreja Batista Nacional Vista Alegre - Av. das Mangueiras N° 2283 Vista Alegre - Cacoal/RO

Um valente homem chamado Elias

Texto áureo: 1 Reis 17.1

“Um profeta chamado Elias, de Tisbé, na região de Gileade, disse ao rei Acabe: - Em nome do SENHOR, o Deus vivo de Israel, de quem sou servo, digo ao senhor que não vai cair orvalho nem chuva durante os próximos anos, até que eu diga para cair orvalho e chuva de novo.” (1 Reis 17.1).


E

u gostaria de começar a nossa reflexão de hoje conta a história do rei Acabe, ele foi o oitavo rei de Israel e reinou durante 22 anos, este Rei ficou conhecido por dois grandes aspectos em sua viva, 1º ele era um excelente comandante, e extremamente diplomático manteve os Moabitas subjugados e viveu em termos pacíficos com Judá e os povos que rodeavam a Israel, mas era um fracasso total no que se diz respeito à obediência a Deus, ele levou os Israelitas a um estado horrível de idolatria, Acabe deliberadamente de opôs a Deus convenceu o povo a adorar a Baal, segundo os fatos históricos, todos se tornaram idolatras, do menor ao maior, ou seja, de mamando a caducando, a Bíblia diz que Acabe foi o pior de todos os Reis antes dele.


“Ele pecou contra o SENHOR Deus
mais do que qualquer um dos que
haviam sido reis antes dele.”
(1 Reis 16.30)

Mas existia um homem, que não se dobrou diante de Baal e o Rei Acabe, este homem ficou conhecido por sua intrepidez e valentia diante de um Rei louco e idolatra, eu estou falando do profeta Elias, antes dele não ouve outro homem, que enfrentou um rei de Israel com tanto ímpeto e valentia.
Ao final Deus foi vitorioso, todos os profetas de Baal foram queimados, o rei Acabe foi deposto, e sua esposa a rainha Jezabel, foi devorada por cães, e a nação de Israel voltou-se para Deus novamente.

Quais eram as motivações de Elias?
O que o tornava tão firme?
Porque ele era tão valente?
Como ele teve coragem de enfrentar um monarca que era totalmente contra a Deus que poderia ordenar mata-lo apenas com uma palavra?

Estas respostas estão no primeiro versículo que lemos.

1º - Ele acreditava na realidade de Deus, acreditava que Deus estava vivo que Jeová era o único Deus existente.
Elias acreditou e tomou posse, de ser um representante de Deus.
Ele acreditava que Deus era poderoso para realizar sua oração.

Nós podemos ter as mesmas características de Elias não para castigar uma nação, mas para pregar a palavra, orar por um irmão, se destacar na sua escola, faculdade, trabalho, amigos que ainda não são cristãos, como homens e mulheres de Deus, aqueles que se põem de pé diante de uma oportunidade de representar Deus e o fazer conhecido por outras pessoas.

Você pode ser perguntar, mas nós estamos falando de Elias, o grande profeta. A Bíblia também tem resposta para esta questão.

“O profeta Elias era um ser humano como nós.
Ele orou com fervor para que não chovesse,
e durante três anos e meio não choveu
sobre a terra.” (Tiago 5.17).


Meu desejo é que nestes dias possamos estar refletindo na vida de Elias, e procurarmos ter as mesmas atitudes deste exemplar homem de Deus. Estarmos prontos para mudar uma situação em nome de Jesus, para que a sua Glória seja manifesta e vidas sejam salvas.

Que a Graça e a Paz do doce Jesus estejam com todos.



Mensagem ministrada pelo irmão Gil de Carvalho
IBNVA - Domingo - 06/09/2009


0 comentários:

Versículo do dia