IBNVA - Igreja Batista Nacional Vista Alegre - Av. das Mangueiras N° 2283 Vista Alegre - Cacoal/RO
Texto Áureo: I Co. 15:57

“Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso senhor Jesus Cristo” (I Co. 15:57)


Verdade aplicada:

A vitória do crente sobre as adversidades da vida ocorre tão-somente através da graça do Senhor Jesus
Objetivos da lição:

- Ensinar que as provações fazem parte da vida cristã;
- Destacar que em cristo somos mais que vencedores;
- Enfatizar que a vitória do cristão está subordinada a obediência à palavra de Deus.











VITÓRIA SOBRE AS PROVAÇÕES E O SOFRIMENTO

(I Pe. 4.12) “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo;
(I Pe. 4.13) “Pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando”
(I Pe. 4.14) “Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus”
(I Pe. 4.15) “Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem”
(I Pe. 4.16) “mas, se sofrer como Cristão, não se envergonhe disso, antes, glorifique a Deus com esse nome”
(I Pe. 4.19) “Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem”

Jesus nos alertou que devemos esperar por provações e sofrimentos, pois isso faz parte da vida cristã, Ele disse: “No mundo tereis aflições...”, e Ele mesmo experimentou sentimentos angustiantes durante seu ministério terreno. Mas, assim como Jesus foi vitorioso, nós seremos também, pois a promessa de vitória é uma realidade bíblica expressa pelos profetas do Antigo e Novo Testamento. Por isso, diante das provações e sofrimentos não devemos esmorecer, nem nos abater, pois a vitória é certa para todos os que estão em Cristo Jesus.


1- PROVAÇÕES E SOFRIMENTOS FAZEM PARTE DA QUEDA

A queda do homem no Éden trouxe conseqüências graves para todo ser vivente na terra: “Porque sabemos que toda criação geme e está juntamente com dores de parto até agora”(Rm. 8.22).
As relações do homem com Deus foram afetadas (Gn. 3.10) e sua inocência se perdeu em meio Á transgressão contra as leis divinas (Gn. 3.11), Paulo enfatiza aos Romanos que todo o sofrimento aconteceu por “causa do homem”, Adão (Rm. 5.12:19), mas também por “um homem”, Jesus, todos seremos vencedores e triunfantes (Rm. 5.17).

a) A queda trouxe sofrimento ao ser humano – Os sofrimentos vieram fazer parte da vida humana como uma sentença divina face à desobediência à sua Palavra (Hb 2.2). A mulher passou a sofrer dores de parto: “Multiplicarei tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos...”(Gn 3.16). O homem experimentou o cansaço e o ardor da vida: “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes a terra...” (Gn 3.19). Ainda hoje vivemos debaixo deste juízo divino (Sl 90.10) e, até mesmo Jesus, em sua natureza humana, experimentou (Jo 4.6; Mc 14.33-34). Portanto devemos aprender a lidar com os sofrimentos da vida, pois eles visam nosso crescimento espiritual (AP 2.2:3).

b) A queda trouxe mudanças na natureza – O juízo divino recaiu sobre a natureza, de sorte que houve mudanças na face da terra: “...maldita é a terra por causa de ti ... espinhos e cardos também te produzirá ...”(Gn 3.17-18). Vivemos hoje em um mundo sofredor por causa da transgressão de Adão, e por vezes não compreendemos o amor e a justiça divina(Sl 85.10), que se entremeia entre “as rosas e espinhos” da vida, trazendo alegria para uns, e males para outros (Ec 3.10:13).

c) A queda trouxe tristeza e violência a terra – Quem imaginava que tão cedo haveria violência na terra? Mas tudo sucedeu após a saída do Éden: “...levantou-se Caim contra o seu irmão Abel e o matou”(Gn 4.8). A partir daí, tudo aconteceu muito rápido, por causa do pecado na natureza humana: “...e encheu-se a terra de violência”(Gn 6.11). Fala-se tanto em violência hoje, quando não há nada novo debaixo do sol (Ec 1.9-10). Devemos sim, viver sempre abrigados em Deus (Sl 91.1), para que não sejamos atingidos pelas adversidades que nos expreitam a vida (2 Co 1.8-10).

2- LIÇÕES EXTRAIDAS NAS PROVAÇÕES E SOFRIMENTOS

Sob a perspectiva da soberania divina todos os tipos de provações e adversidades são reais, devendo ser esperados na vida do crente genuíno (Ec 9.2). Entretanto, relutamos em aceitar o papel que o sofrimento e a provaçãodesempenham em nossa vida (Ec 2.17). Ficamos sempre a questionar a Deus os “porquês” das provações e sofrimentos, sem, contudo, aprender o que elas nos ensinam (Tg 1.3; I Pe 1.7).

a) Ensinam a conhecer melhor o Senhor – Uma das mais lindas declarações da Bíblia foi feita por Jó, depois que passou pelas adversidades da vida: “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos”(Jó 42.5). Ele deixa claro que o “fogo da fornalha” aperfeiçoou a sua visão de Deus, e agora ele via de maneira diferente. O profeta exorta a conhecer e prosseguir no conhecimento de Deus (Os 6.3), ainda que isto seja através das provações da vida (Fp 3.8).

b) Ensinam o caminho ao reino de Deus – Ninguém melhor que o apóstolo Paulo para ensinar sobre as provações da vida (2 Co 7.5). Na cidade de Listra, ele sofreu tremendamente por causa do Evangelho de Cristo (At 14.19). Entretanto, ao reanimar-se, disse:”... pois por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus” (At 14.22). As provações não podem nos afastar, mas sim nos incentivar a continuar na carreira cristã (2 Co 4.8-10).

c) Ensinam que somos bem aventurados – As bem aventuranças proferidas por Jesus, traçam um perfil diferente do que talvez desejássemos para nossa vida cristã: “Bem-aventurados os que sofrem perseguições por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus” (Mt 5.10), mas Jesus disse que sempre foi assim: “... porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós” (Mt 5.12b). A bem-aventurança é que, é grande o nosso galardão nos céus (Mt 5.12a).

3- APRENDENDO COM OS SOFRIMENTOS DE CRISTO

O sofrimento fez parte dos propósitos d Deus para seu filho Jesus (Sl 22.1,7 – 16,18). Ainda que profetizado centenas de anos antes do seu nascimento, tudo se cumpriu (MT 27.29,35-46; Lc 23.34). Por isso, é maravilhoso saber que, qualquer sofrimento que os crentes experimentam, faz parte do soberano global plano de Deus para suas vidas (1 Pe 5.9).

a) Seus sofrimentos foram profetizados – Isaias é chamado o “profeta messiânico”, pois ninguém melhor que ele descreveu os sofrimentos de Cristo (Is 53.3). Tudo que se relacionou à vida de “dores” Isaias vaticinou (Is 53.5), entretanto, ele usa a expressão: “Todavia ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar...” (Is 53.10), ensinando-nos que, o que nos parece um castigo, era apenas vontade de Deus para o fazer “sacerdote eterno” (Is 53.12c; Hb 8.1) e exaltá-lo soberanamente (Fp 2.9,10).

b) Seus sofrimentos foram vivenciados – Jesus sentiu em sua pele os ardores do sofrimento (1 Pe 2.23). Ele reagiu às mais difíceis e injustas perseguições com perfeita dignidade, humildade e compostura (MT 26.67,68), entregando-se àquele que julga justamente. Seus sofrimentos foram vividos por Ele e todos que estavam próximos (Lc 23.35-39). Entretanto, Jesus passou por tudo isto, convicto de sua vitória (Jo 10.17,18).

c) Seus sofrimentos nos deixaram exemplo – O apóstolo Pedro descreve, inspirado pelo Espírito Santo, que todo sofrimento de Jesus foi para nos deixar um exemplo: “...pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo para que sigais as suas pisadas” (1 Pe 2.21). Ele nos deu exemplo perfeito de como devemos nos comportar em tempos de crises e tribulações injustas (2 Co 4.17).

4- VENCENDO AS PROVAÇÕES E SOFRIMENTOS

Não obstante das tribulações, o crente foi chamado para ser um vencedor (Rm 8.37). Mas, como vencer em meio às provações e sofrimentos, se estas coisas nos abatem, deprimem, perseguem e nos deixam perplexos? A resposta está na maneira como Paulo encarava tais situações (2 Co 4.8-11). Mesmo diante da morte, ele manifestava a vida que recebia de Cristo.

a) Vença pela palavra de Deus – A maior arma que o cristão dispõe para vencer é a palavra de Deus (Mt 4.4).Segundo Paulo, é uma arma poderosa para destruir fortalezas (2 Co 10.4) e levar todas as coisas e obediência de Cristo (2 Co 10.5). Ela é a “espada do Espírito” (Ef 6.17b), que penetra dividindo alma e espírito, discernindo as situações do nosso coração (Hb 4.12). é através da palavra de Deus o maligno e todas as situações adversas de nossa vida (1 Jo 2.14).

b) Vença pela fé em Jesus – A fé é a base da nossa vitória nas provações (Ef 6.16). Ela é o instrumento que usamos nas horas de crises e sofrimentos (At 27.22-25). Através dela conquistamos reinos, alcançamos promessas e fechamos as bocas dos leões que rugem contra nós (Hb 11.33). A fé nos mantém em pé em meio as tribulações da vida (2 Co 1.24) e sustenta nas horas das adversidades (Rm 4.20).

c) Vença pelo poder do Espírito Santo – Jesus deixou-nos o consolador e disse que Ele estaria conosco em todas as situações (Jo 14.16,17). Os apóstolos só foram vencedores, porque estavam cheios do Espírito Santo (At 4.29-31). Ele veio (At 2.4) para que triunfássemos em meio às tribulações da vida (At 5.40,41). Nem mesmo diante da morte o crente cheio do Espírito teme (At 7.55,56). Por isso, sejamos cheios da plenitude do Espírito de Deus (Ec 5.18).

Vencer as provações e os sofrimentos é uma prerrogativa dos verdadeiros servos de Deus. Mesmo que os sofrimentos levem à morte, ele passa por tudo na esperança de uma vida eterna, “a qual Deus, que não pode mentir, nos prometeu antes dos tempos dos séculos” (Tt 1.2).

As provações da vida não podem impedir que as bênçãos de Deus venham sobre nós, pois “maior é o que está conosco que o que está no mundo” (1 Jo 4.4) Por isso, Vencer com Cristo as tribulações nos torna fortes e destemidos para declararmos que acima destas coisas “somos mais que vencedores” (Rm 8.37). Creiamos, portanto, na palavra de Deus que nos garante a vitória através de Cristo Jesus.

Mensagem ministrada pelo Pr. Alex Hossen
IBNVA - Quinta-Feira - 23/08/09


0 comentários:

Versículo do dia