IBNVA - Igreja Batista Nacional Vista Alegre - Av. das Mangueiras N° 2283 Vista Alegre - Cacoal/RO


TEXTO: MATEUS 16:18
“... EDIFICAREI A MINHA IGREJA, E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVELECERÃO CONTRA ELA”.

Estamos vivendo dias de grande sensibilidade religiosa, e alguns mercadores da fé têm aproveitado esta sensibilidade para difundir suas imitações espirituais e lucrar com a fé do povo. Não quero me colocar como aferidor da verdade, no entanto, apresento algumas características da verdadeira igreja fundamentadas na Bíblia:


1° CARACTERÍSTICA DA VERDADEIRA IGREJA: TEM A JESUS COMO ÚNICO SALVADOR E SUSTENTADOR DA VIDA.
As minhas ovelhas ouvem a minha voz; e eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.” (João 10:27-28)
Jesus promete salvação e sustentação para aqueles que o seguem como único pastor, único salvador, único caminho.

2° CARACTERÍSTICA DA VERDADEIRA IGREJA: NÃO COMPACTUA COM O MUNDANISMO.
Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente”. (I João 2:15-17)

A verdadeira igreja não se envolve com o sistema corrupto, rebelde e orgulhoso do mundo que busca destruir os princípios eternos da vida cristã.
- Mundanismo não se caracteriza só por atos e gestos, não está limitado só a postura exterior, envolve também o interior. O texto fala de concupiscência, que é o mesmo que desejos exagerados de prazeres, desregramento, desordem, apetite insaciável.
- Soberba da vida: arrogância, orgulho, também é um sentimento que se manifesta quando não se vive na simplicidade do evangelho, e não se aplica o ensinamento de Jesus que diz: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”.

3° CARACTERÍSTICA DA VERDADEIRA IGREJA: TEM O AMOR FRATERNAL COMO VÍNCULO DA UNIÃO.
Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”. (João 13.34-35).

O mandamento do amor não é novo, Levítico 19:18 diz: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
- Novo é o elemento e o modelo: elemento (próximo) para “uns aos outros”; modelo (a si mesmo) para “como eu vos amei”.
- O amor de Cristo é abnegado, sacrificial, é amor que se dá em favor do outro. Cristo nos amou quando éramos inimigos. Foi o amor de Cristo que nos reconciliou com Deus, e é o amor fraternal que deve nos manter unidos.
- A igreja não pode ser unida por uma ideologia humana, nem por motivos particulares, nem por ser ela motivada por um líder carismático, nem tão pouco por objetivos comuns que não seja o amor que Cristo nos ensinou.

4° CARACTERÍSTICA DA VERDADEIRA IGREJA: É UMA IGREJA QUE AGUARDA A SEGUNDA VINDA DE CRISTO.
... varões galileus, porque estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir”. (Atos 1:11)

- A verdadeira igreja não é motivada por recompensas terrenas, passageiras e perecíveis. Ela não se desespera na busca por coisas materiais e transitórias (essas coisas o Senhor acrescenta).

- A igreja de Cristo sabe que seu galardão, sua recompensa está no céu, de onde também espera o Senhor Jesus Cristo que virá e a levará para si mesmo.

Se a sua vida apresenta estas características da verdadeira igreja, eu tenho algo importante a lhe dizer. Primeiro, você está sendo edificado, construído pelo próprio Jesus e sobre a rocha eterna que é Ele mesmo. Segundo, Jesus lhe promete que as portas do inferno não prevalecerão sobre você.

Mensagem ministrada pelo Pr. Silvio Lima
IBNVA - Domingo - 02/08/09


0 comentários:

Versículo do dia