IBNVA - Igreja Batista Nacional Vista Alegre - Av. das Mangueiras N° 2283 Vista Alegre - Cacoal/RO

O modismo do evangelho

Texto chave: Atos 19:13-17

"13 E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.
14 E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes.
15 Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?
16 E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.
17 E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido."


Todos nós já presenciamos algum tipo de moda.


Eu me lembro dos anos 90 as modas que eu vivi, lembro das calças Bag um modelo muito famoso na minha juventude, eu tinha umas 03 ou quatro, era o máximo poder usar aquelas calças, chegávamos à escola e ficávamos disputando qual tinha a perna mais larga, lembro também dos tênis Reebok, eu tinha um também o meu era importado da Bolívia (falsificado é claro!) pois eram muito caros nessa época, lembro que para deixar a língua do meu Reebok em pé eu usava um papelão, pois por não ser original ele não tinha esse destaque.

A nossa vida é feita de fases, e devemos aproveitar cada fase de nossa vida, pois elas não voltam mais. Como eu queria poder andar o dia inteiro com a minha Bicicleta de 21 marchas. Jogar até de madrugada com o meu MEGA DRIVE. Estão sempre lançando modas e tendências para nós, e na maioria das vezes agente adere a essas modas.
Hoje a moda do momento é para as mulheres, são as revolucionarias escovinhas, e tem para todos os gostos, temos a definitiva, a progressiva, a de chocolate, tem a de açúcar, japonesa, chinesa e muitas outras que não tive a chance de pesquisar. Para os homens no temos os famosos METROSEXUAIS, homens que se depilam, usam cremes para dormir, para as mãos e para os pés, freqüentam regularmente manicure, e por ai vai.

Hoje com a globalização e os meios de comunicação TV, Radio Internet, o evangelho se tornou muito popular, só que se tornou tão popular que virou moda ser evangélico. É assim como entra uma nova roupa na moda, e o evangelho é a moda da vez.
Um dia destes eu estava vendo um irmão de Fé recebendo uma homenagem em um programa de TV, fiquei feliz por as pessoas estarem reconhecendo o que Deus tem feito na vida deste irmão e creio que ele é um homem de Deus, o seu testemunho diz isto. Más uma coisa me deixou indignado, foi quando chegou o momento dele receber as homenagens dos amigos lá da terra onde ele mora, e esses amigos começaram a citar a Bíblia dizendo que em Cristo Jesus ele era mais do que vencedor, que Deus honraria a vida dele com muitas bençãos, diziam que louvavam a Deus por ter resgatado ele da morte, teve um que falou até do sacrifício da Cruz, e o que me causou essa indignação foi que na sua maioria, eram esses cantores de trios elétricos de carnaval que todos nós conhecemos por estarem o tempo todo na mídia.

E a grande verdade é que tem muita gente usando o evangelho para se promover, por que agora é legal ser evangélico, aparentemente a igreja esta mais light.
Hoje se permite muita coisa que não era permitida há tempos atrás. Não que não podia, mas por que o evangelho era um pouco mais rígido, como nós dizemos aqui no norte do País, o sistema era mais bruto.

Dentro da própria igreja existe modismo, vejamos alguns deles:

Já tivemos a oportunidade de presenciar vários modismos nas igrejas, já vimos os dentes de ouro, pessoas iam a determinados eventos evangélico e como recompensa saíam com um dente de ouro, vimos à explosão do Neopentecostalismo, passamos também pela fase da cura e libertação onde pastores traziam para os templos verdadeiros exorcistas onde não escapava ninguém, ou seja, uma igreja que 100% dos seus membros ativos precisam de cura ou libertação tem algo errado ai para desconfiar.

Há pouco tempo atrás encaramos o tempo da restituição, onde cantores e pregadores levavam o povo a requerer de Deus a restituição de tudo o que tinha perdido, mas se formos analisarmos “fazer uma hermenêutica facinha” assim como diz o meu Pastor Silvio Lima, entenderemos que essa palavra era para o povo de Israel que por diversas vezes perderam tudo o que tinham inclusive o direito de viver na sua própria nação, os Judeus sim tinham todo o direito a restituição por que eles perderam coisas, mas nós, vivemos no tempo da Graça, tudo que foi concedido as pessoa depois da Cruz foi por meio da graça, não tínhamos nada, nem direito ao evangelho de Cristo, não podemos exigir de Deus algo que nunca foi nosso.
E para terminar vivemos hoje a moda da prosperidade financeira, hoje se prega que é obrigação de Deus enriquecer os seus filhos. Temos até um instrumento muito poderoso que é o óleo azul da unção para tirar você do vermelho, acreditem é verdade.

E nesse modismo que o evangelho vem enfrentando, esta vindo para as igrejas uma verdadeira multidão de pessoas, desde os mais simples até cantores e artista famosos em todo país, pessoas que falam da Bíblia e de Deus, mas não entendem o que estão falando, são como sinos que, produzem som que não significa nada. Pessoas que insistentemente tem envergonhado o evangelho.

Jesus não é uma peça da moda, que você usa por que todo mundo está usando.

Não podemos ver e nem deixar que outras pessoas vejam o evangelho como moda, devemos sair em defesa da nossa fé.
Existe uma doutrina criada especificamente para o evangelho, por volta do ano 170 D.C. com a expansão da igreja, o evangelho era atacado constantemente, principalmente por pagãos, viu-se a necessidade então de fundamentar biblicamente de forma intelectual a fé cristã, esta doutrina se chama Apologética, todo cristão dever conhecer bem esta doutrina para ser um defensor implacável do evangelho.

Quase não se fala mais em salvação, por mais que a Bíblia diga que somos salvos pela graça Efésios 2:8 "8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.", deveríamos almejar esta salvação, más as pessoas fazem diferente agora, procuram resolver todas as suas questões pessoais por meio de Cristo, e depois se der buscam a salvação. Tudo por causa deste modismo, que levam as pessoas a crer que riqueza é dom de Deus, e por que é legal ser cristão agora, pois pode tudo.

Precisamos nos identificar dentro do evangelho, saber o que estamos seguindo, conhecer a quem estamos servindo, reacender a nossa convicção em Cristo todos os dias.
Nós devemos ser vistos como povo de Deus, ser reconhecidos por nossas palavras e atitudes, as pessoas devem olhar para nós e dizer: Eu conheço Jesus e sei quem é Paulo, e olho para você e também te vejo como pessoa de Deus.
Que Deus na sua multiforme e graça possa nos abençoar todos os dias de nossas vidas.

Mensagem ministrada pelo irmão Gil de Carvalho
IBNVA - Quinta-feira - 23/07/2009



0 comentários:

Versículo do dia