IBNVA - Igreja Batista Nacional Vista Alegre - Av. das Mangueiras N° 2283 Vista Alegre - Cacoal/RO

A simplicidade do evangelho

Texto: II Reis Cap. 05:9-15

"9 Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
10 Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.
11 Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
12 mapa Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.
13 Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.
14 Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
15 Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo."

Existem algumas coisas que nós aprendemos no evangelho que mudam a nossa vida e que serve de alicerce para a nossa caminhada.


Uma dessas coisas que eu aprendi, eu estava ainda no seminário teológico, e fiquei impactado com a possibilidade de viver o evangelho de uma forma simples.


Os irmãos devem estar se perguntando por que eu estou falando de um evento que aconteceu no antigo testamento, sendo que o evangelho só aparece no novo testamento?
Resposta, por que desde a criação do mundo o projeto de Deus, sempre foi ter um povo que o amasse e o adorasse, sobre todas as coisas. E vivessem em profunda intimidade com Ele. Só isso e nada mais, nós e que tratamos de complicar as coisas. Mas Deus sempre desejou que o nosso relacionamento com ele fosse simples assim.

Naamã não acreditou que um milagre poderia ser tão simples, ele esperava algo mais. Por quê?
Porque Naamã era um soldado, um homem acostumado a conquistar tudo na sua vida com muito suor e luta, ele jamais acreditaria que o milagre poderia ser tão simples, como dar uns mergulhos no Jordão.

Naamã pensava outra coisa, em sua mente ele achava que o profeta Elizeu viria diante dele e fizesse uns movimentos estranhos, falasse algumas palavras fortes, balançasse sua capa do poder, invocasse a presença do Deus de Israel, ouvisse sons de trovões, tremesse toda a terra, ai as mãos do profeta ficassem como de fogo e tirasse toda lepra do corpo dele, o lugar se encheria de fumaça, então Naamã sairia do meio da fumaça como num filme de ação em câmera lenta e sua pele estaria curada.
No entanto, o profeta disse: por meio do mensageiro, “Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado”. Só isso. Nada mais. Simples assim.
Observem que o profeta nem saiu para velo.

Assim como no tempo de Naamã, existem pessoas hoje que não acreditam que Deus pode agir de uma forma bem simples e, suas vidas e que o evangelho também possa ser fácil de viver.

Hoje em muitas igrejas o evangelho tem sido pregado de uma forma muito complexa, cheio de regras, domínios, limitações, conceitos, medidas, espaços.
Existem cristãos que não aceitam mais uma simples oração de cura, tem que haver toda uma ritualística. Um reboliço total no momento se não Deus não cura, e o irmão que esta orando não ta dando importância para enfermidade daquela pessoa.


TEM UNS PREGADORES INVENTANDO CADA COISA, QUE NÃO DÁ PARA ENGOLIR.

Uma delas é o ato de Santificar o nome de Jesus, “devemos santificar o nome de Jesus com a nossa vida” diz o pregador. Espera um pouco no evangelho de João diz no capitulo 1º “Que no principio era o verbo e o verbo esta com Deus e o verbo estava com Deus. E tudo foi feito por intermédio dele e sem ele nada se faria, também diz que ele é o cainho a verdade e a vida e ninguém vai ao pai se não for por ele”. Então eu me pergunto como que um ser que existe desde a eternidade que é Deus e que tem o poder de perdoar e salvar o ser humano do pecado, precisa que alguém o santifique. Ele já é Santo Santo Santo por natureza. Más eu tenho a resposta; BESTEIRA, uma tremenda de uma besteira, enquanto homens perdem dias e noites buscando na bíblia coisas que não existem, deveriam estar falando do amor de Cristo, e da importância do seu sacrifício que nos dá vida.

O evangelho vem apenas anunciar um Reino cheio de paz e vida, e nos ensinar a buscar este reino, e enquanto estivermos aqui na terra viver uma vida segundo Jesus nos ensina.
Não podemos ser como Naamã, que achou que aquele milagre era simples demais para curá-lo.
Devemos ser como a mulher que acreditou que um simples toque na barra da capa de Jesus á curaria de uma hemorragia que durava 12 anos.
Devemos apenas seguir a bíblia, viver o que ela nos ensina, amar a Deus e o próximo.

EXISTEM APROXIMADAMENTE 15 DEFINIÇÕES PARA A PALAVRA SIMPLES.

Não podemos confundir Simplicidade do evangelho com ignorância, falta de riqueza financeira, ou pobre de informação, a palavra de Deus é completa, é a mais sublime de todas as leituras, são os evangelhos escrito na bíblia que nos trás possibilidade de um dia poder morar no céu.

"Naamã foi curado de uma forma bem simples, mas o milagre foi perfeito, a sua pele ficou como a de um Bebê." (II Reis 5.14).

DEIXO ALGUNS TEXTOS PARA QUE POSSAMOS REFLETIR NA SIMPLICIDADE DO EVANGELHO.

- "Todos nós pecamos e estamos separados da glória de Deus." (Rom.3.23) – se não aceitarmos Jesus como nosso Salvador é condenação. Simples assim.

- "Jesus e o caminho a verdade e a vida, e ninguém vai ao Pai se não for pó ele." (Jo. 14.6). Simples assim.

- "Aqueles que estão em cristo são novas criaturas, as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo." (II Cor. 5.17). Simples assim.

- "Devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas nos serão acrescentadas." (Mat. 6.33). Simples assim.

- E bom que a gente não peque, mas se pecarmos temos Jesus que esta ao lado de Deus, que é fiel e justo. ( I Jo. 2.1). Simples assim.

- Por meio da graça nós temos livre acesso a Deus, o véu do templo não existe mais.
Hoje nós somos sacerdotes reais com acesso irrestrito a Deus.

Que a graça e a paz de Jesus, esteja comigo e com você.

Deus te ama muito e sempre terá o melhor para lhe dar.

Mensagem ministrada pelo irmão Gil de Carvalho
IBNVA - Quinta-feira - 06/08/2009


0 comentários:

Versículo do dia